Como escolher os móveis do escritório

Como escolher os móveis do escritório
Os móveis são os elementos que tornam o espaço útil e permitem que as atividades sejam realizadas adequadamente. Basicamente, o mobiliário é composto por: mesa (s), cadeira (s), armários, gavetas, prateleiras e divisórias. 
 
Reunimos algumas dicas para ajudar na escolha destes itens: 
 
Mesa 
 
É nela que desenvolvemos as principais atividades de trabalho. Para escolher o modelo adequado, liste quais itens ela deverá apoiar e guardar: computador desktop, notebook, impressora, scanner, espaço para anotações e leituras, telefone, ... 
 
Lembre-se que dependendo do tipo da mesa poderão ser necessários alguns acabamentos como furo para passagem dos fios (computador, telefone, ...) 
 
Formatos redondos são ótimos para reuniões e para pequenos ambientes, já formatos em L facilitam a execução de diferentes tarefas como lidar no computador e ter uma bancada livre para anotações. Mesas em L também são boas para trabalhar em equipe, pois facilitam a dinâmica do escritório. 
 
Medidas (valores normalmente utilizados, apenas para ter um parâmetro): 
 
◦Altura = 74cm 
◦Profundidade = 50cm 
◦Largura mínima para uma mesa de computador = 80cm 
 
Cadeiras e Poltronas 
 
Este é um dos principais elementos do mobiliário de um escritório: é nela que permanecemos sentados durante muito tempo. Saiba escolher: cadeira ou poltrona? 
 
A “cadeira” possui assento e encosto, possui um tamanho menor que a poltrona, pode ser fixa ou giratória, ter ou não braços. É indicada para atividades que exigem uma maior movimentação, como em recepções. E também para espaços reduzidos. 
 
Já as “poltronas” possuem as mesmas características das cadeiras com o diferencial que são maiores e indicadas para gerentes, diretores, ... ou seja, o tipo e o tamanho do mobiliário transmite, diretamente, a sensação de importância do cargo. 
 
Para escolher o modelo ideal, responda: Qual será o tipo de trabalho realizado? Exige grande movimentação? Qual o peso e o tamanho do usuário? 
 
Dicas gerais: 
 
◦As cadeiras devem ter alturas ajustáveis (entre 37 e 50cm do piso, segundo a NR 17, norma regulamentadora que estabelece parâmetros ergonômicos), para que as coxas fiquem paralelas ao chão e as panturrilhas a aproximadamente 2 ou 3 cm do início da cadeira. As bordas devem ser arredondadas. Desta maneira o peso do corpo será bem distribuído e a circulação sanguínea favorecida; 
 
◦Lombar apoiada: o apoio deve ter ajuste de altura e de inclinação, auxiliando na sustentação do peso sobre a coluna, evitando dores e desconforto. O apoio deve ter no mínimo 40cm de largura, de acordo com a NR 17; 
 
◦Apoio para os braços: deve ser ajustável tanto na altura, quanto na largura (para permitir que pessoas maiores possam aumentar o espaço da largura da cadeira). Este apoio é necessário apenas para a realização de algumas atividades, como trabalho no computador, para que o usuário possa apoiar os braços de tempos em tempos para descansar; 
 
◦As cadeiras de postos de trabalho devem ter apoio em 5 pés e rodízios com estabilidade, para evitar quedas, revestimento estofado onde ocorrer contato com a pele, permitindo a eliminação do suor, base estofada com material de densidade entre 40 e 50Kg/m³, profundidade útil de 38 a 46cm e largura mínima de 40cm (segundo a NR17); 
 
◦Amortecedores evitam impactos na base da coluna, os quais podem provocar dores de cabeça, na coluna e na visão. 
 
Armários e Estantes 
 
Organização é essencial: ter o espaço necessário para guardar o material utilizado facilita a rotina, aumentando a produtividade: encontrar o material de apoio facilmente e ter à sua disposição uma bancada livre agiliza as tarefas e reduz o estresse diário. 
 
Para aproveitar o espaço disponível utilize armários do chão ao teto, prateleiras e gaveteiros. Arquivos também são uma ótima opção para organizar diferentes assuntos, inclusive dados de clientes e fornecedores. Distribuir os itens de acordo com setores também facilita muito a rotina (estoque, material de uso diário, itens de papelaria, ...) 
 
Biombos e divisórias 
 
Estes elementos organizam os espaços em salas e setores, facilitando as circulações e o trabalho dos diferentes departamentos. Traz privacidade ao mesmo tempo que mantém as diversas áreas interligadas, seja fisicamente, seja visualmente. 
 
Estações de trabalho 
 
As estações de trabalho organizam facilmente o espaço e permitem o trabalho de várias pessoas. Dependendo dos setores e da organização das equipes, as mesas podem ser dispostas lado a lado linearmente, ou ainda em nichos. 
Voltar